sábado, 26 de fevereiro de 2011

Adoro

Adoro quando o sol nos acorda pelas frestas da janela.
Adoro quando o tempo não importa e nos pomos a caminho.
Adoro quando o mesmo local é um ponto de encontro de 4, sempre.
Adoro quando transpiras alegria e me contagias com sorrisos e abraços.
Adoro quando rebolamos na relva, quando me tentas apanhar, quando eu corro atrás de ti.
Adoro quando as tuas pernas tremem de cansaço enquanto eu me rio de uma felicidade infinita.
Adoro quando partilhas as brincadeiras e te esqueces que eu existo.
Adoro quando o sol se põe, atrás das casas, e as luzes se acendem marcando o tempo.
Adoro tomar banho contigo e adoro as tuas carícias.
Adoro os teus dedos ásperos depois do banho.
Adoro quando me limpas os olhos e julgas acalmar-me como se de ti se tratasse.
Adoro cada vez que dizes: "Minha mamazinha linda, pronto!".
Adoro quando dizes: "Hoje é pizza?" porque, de alguma maneira associas isso aos fins de semana.
Adoro ler-te histórias com calma, porque amanhã é domingo.
Adoro pensar que os dias bons se repetem a seguir.
Adoro ouvir-te falar, no quarto ao lado, enquanto escrevo textos...
Adoro o teu timbre.
Adoro ter saudades de ti, apenas a dois metros de distância.

Hoje foi um dia a recordar.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Frutinha

Hoje o Gui comeu LARANJAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!

O seu nome

G
U
I
Numa folha A3 escreveu, ontem, o seu nome: GUI. Já o faz com relativa facilidade. Mas esta semana é notória a consciência que tem do seu nome e do que ele representa.
-"Gui, vamos lá dizer o teu nome completo...: Guilherme M. M. F."
-"Não mãe, não é assim, é assim: Gui, U, I... sabes.... Gui, U, IIIIIIIIIIIIIIIIIIII" :-)))))))))

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Lobo mau




Definitivamente, temos a certeza de que o Gui pensa que é o Lobo Mau!


e


e


e


dramatiza


que




visto!

.

.

.
Hoje teve mais uma visita de estudo... com a sua turma. Onde? À sala infantil da biblioteca de PDL... claro que, indo lá diariamente, pouca coisa viu de novo, apesar de ser sempre fantástico entrar naquele edifício, tão antigo, com tanta história e tão actual, ainda assim. Foi convidado a mostrar aos seus amigos como costuma fazer quando lá vai comigo... não fosse a timidez teria tido hoje os seus 15 minutos de protagonismo lol. Assim, sentados no chão, durante uma hora puderam ouvir e recontar várias histórias... divertidas... e com diversas abordagens... contaram uma que me surpreendeu porque era uma das histórias que dava mais gozo contar aquando do meu voluntariado do dia do Gil: "Oh, João! Foste tu, porcalhão?" Uma história de um menino que libertava PUMS com alguma frequência e... bem contada tem imensa piada...

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Visita de estudo a dois

Na sexta feira passada cumpri uma promessa que há muito havia prometido ao Gui. Aproveitei o sol que estava e levei-o à corporação de bombeiros de Ponta Delgada. Assim que lá chegámos o sorriso dele instalou-se para só acabar quando chegámos a casa. Aproximámo-nos de um senhor que nos encaminhou a outro que ficou encarregue de nos mostrar e ensinar tudo o que sabia. Durante uma hora o Gui pôde ouvir e ver todos os ensinamentos. Experimentou a máscara, o saco com a botija de oxigénio, carregou em dezenas de botões e ainda pôde ver um camião a ser atestado... mexeu em vários materiais, ferramentas e apitou. Foi, sem dúvida, um bom momento. "Vais apagar o fogo da floresta do lobo mau?" lol... o máximo.
P.s - o Gui está há algum tempo na fase dos "porquê" e dos "senão???"... Tudo para ele tem um "porquê" ou então um "senão?". Exemplo: "Gui, precisas mesmo de comer a fruta..." e ele complementa a frase com: "Senão...??". "Senão não cresces e ficas fraquinho."... "Porquê?". Porque a fruta dá força... e ajuda os meninos a crescer porque tem vitaminas que dão força. A saga continua por aí... :-))))))))))))))

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Modelo/Continente

18h 30m... do dia 18 de Fevereiro. Andamos os dois, às compras, por entre corredores cheios de gente às compras. Ao longe avista-se uma passagem complicada. Uma fila grande e um rapaz novo, de boxer à mostra, com o rabo espichado a repor as massas.
- "Mãe, ihih, olha o rabo do senhor...."
- "Oh filho, não se diz isso..." - fartinha de me rir sozinha...
- "Não??? Então? É cú????"
(gargalhadas internas...)
- "Não filho, nem uma coisa nem outra..."
lol

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Billy Elliot Tap Dance scene


...só mais um bocadinho deste filme intemporal... porque há dias em que me sinto assim, mesmo já sendo crescida... help!

Billy Elliot and the Swan Lake


Quem não se lembra? Quem não adora? O meu coração rebenta... aqui. Sou eternamente sonhadora.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Ler é crescer

Ler é Crescer é uma colecção fantástica de livros com textos simples e claros. Tem quatro níveis de dificuldade identificados por cores. Contém todas as histórias que sabemos e as ilustrações são magníficas. Da biblioteca trouxemos 3. Foi-nos perdoada a multa de requisição, já que somos presença assídua naquele espaço que, assumimos, é, agora, o nosso favorito em toda a ilha ;-)... aguardamos pelo sol para alternar com o jardim! E então pudemos trazer o habitual Pedro e o Lobo, o Capuchinho vermelho (porque tem o lobo) e a Raposa Matreira e a Galinha Ruiva (a raposa parece um lobo)... lá, deitados no puff lemos O Lobo e os Sete Cabritinhos e e em casa, ao deitar, Os Três Porquinhos (sim, com o lobo mau...lol)... Das duas uma: ou o adora ou o detesta! Se for a primeira hipótese é porque tem fascínio. Se for a segunda é porque tem receio dele e ao vê-lo nas histórias pode ter a certeza de que não está ali... junto dele e pode controlar as suas acções. Acredito na primeira.
Ontem foi dia dos amigos cá na ilha. Tradição que não vos sei explicar, mas que, a par dos anos anteriores, junta os homens. Os restaurantes enchem à noite e fazem-se coisas desnecessárias... bom... mas o dia passou a ser, também, pretexto para actividades nas escolas, etc... discordo. Desculpem-me. Então, ontem o Gui teria de ter ido vestido de animal. Por acaso não vi o recado na caderneta porque quando escreveram ele estava a faltar. Ainda bem, porque não sou fã de Carnaval e ainda não chegámos lá. De qualquer das formas não quero que se sinta à parte e valeu-nos o bom senso das educadoras que à última da hora lhe pintaram o nariz de preto e lhe puseram umas orelhas de gato. Miauuuuuuuuuuuuuuuuuu.
A próxima quinta é dia das amigas... a outra depois é dia dos compadres... e a outra depois é dia das comadres. Depois é Carnaval. Valha-me a paciência para aceitar estas tradições, já que também é delas que se caracterízam as sociedades e assim se tornam tão distintas.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Força da natureza...

...é só um episódio daqueles que... só nos lembramos quando está tudo bem... porque quando alguma coisa está mal... "ninguém está pior do que nós".
Há 3 anos consecutivos que sou responsável/DT de um menino com síndrome de Asperger. Na realidade estou cada vez mais apaixonada pela sua característica mais clara que é a de dizer tudo no seu sentido literal, pois esconder, fingir e mentir simplesmente são palavras que não existem na sua cabeça. Estou quase especialista...:-) Na última aula de cidadania resolvi elaborar um questionário para tentar retirar dele mais alguma informação que me permitisse saber mais de si. Então, a meio de um longo texto escrito quase a implorar... leio: "Bom, já chega de falar sobre este assunto porque ele não contribui em nada para os meus conhecimentos de astronomia." :-) Enfim... adoro este menino... se contasse aqui metade do que já aprendi com ele... com apenas 12 anos... indescritível.
Insdescritível também é a força da mãe dele. A minha idade. Entra pela sala de atendimento adentro, fresca que nem um carapau. Senta-se pronta para saber do seu menino. Respondo-lhe que o seu PEI está a ser reformulado já que transitará para o 3º ciclo e que há pontos de regressão. Assusta-se, mas diz que entende e que sempre compreenderá os seus altos e baixos. Tem noção. Mas talvez não tenha noção de como é TÃOOOOOOOOO especial o seu filho... como é para nós (pelo menos para mim que vivo rodeada de centena de crianças e, juro-vos, que metade delas não pensa nem um pouco como o F.) . Entretanto responde-me, após algum diálogo, que o H., o seu terceiro filho a preocupa mais, já que é autista profundo e, com 8 anos, não fala nada. Depois perguntei-lhe se a C. a ajuda em casa, pois já tem 10 anos. A isto respondeu-me com um: "Nãoooooooo, nadinha. Por vezes quem ajuda é a outra menina que estou a criar desde os 3 anos. Sou eu quem cuida dela... e é ela que tem uma relação muito especial com o meu mais novo...". Onde vai buscar essa força P.? Depois avisa-me que o F. faltará a alguns dias do próximo mês porque tem consultas de psicologia, pedopsiquiatria, nutrição, obsidade... entre outras e, quando eu já me esqueci que o F não é o único, a P. continua "E depois também tenho de ir com o H... as dele são ainda mais e mais complicadas". Bolas.
O mais incrível é que esta senhora é o máximo, sempre bem disposta... Deus dá, sim senhora, dentes a quem não tem nozes... tantas vezes. Esta senhora força da natureza foi abençoada com três filhos lindos, especiais, mesmo muito especiais... e, sem as condições ideais, ela multiplica as felecidades e as conquistas dos seus filhotes e chuta os factos para trás das costas... diariamente.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

A letra P

a vez do P...
Ora, das últimas sessões da terapia da fala trazemos mais calma, porque as dificuldades do Gui estão a ser determinadas e bem definidas. Então, o P, de papá e de pão é a letra que tem sido o foco das atenções. Pois, aquando da avaliação, o Gui nunca disse o P em palavras com mais do que uma sílaba, a menos que elas se repitam. Passo a exemplificar, pode ser que o meu testemunho sirva de ajuda, seja ela qual for:
Copo: Coqui.
Tapete: taquete
Sapato: satato
Pato: tato
Põe: tõe
Pipi / papa / pepe /popo e pupu (dissilados) não apresentam dificuldade.
Pai /pá / pão / pé/ e sílabas isoladas não tem qualquer problema.
A dificuldade, neste momento reside em trabalhar os lábios, os maxilares e ir brincando/trabalhando estes sons (a par do que já descrevi em posts anteriores) da forma mais agradável e despercebida para ele. Trabalhar também, mais, a consciência fonológica. Não sei como... Este menino já sabe o alfabeto há quase um ano... junta sílabas, identifica algumas palavras e reconhece outras. Não posso nem devo nem quero insistir mais com ele. Ao ouvir a nossa terapeuta falar, ocorre-me sempre o facto de que não podíamos estar a agir de forma mais correcta e, mais uma vez me questiono em dois sentidos. Primeiro, estaremos a precipitar-nos? A resposta será um NÃO, já que foi feito todo o processo avaliativo e a própria terapeuta disse que seria mesmo necessário passar por esta fase. Segundo, o que aconteceria se não nos preocupássemos e não estivessemos atentos? Bom...
As dicas são basicamente as mesmas da semana anterior, mas agora avançámos um pouco. Trouxemos para casa algumas apresentações PP que o Gui terá de fazer. Algo que lhe dá um prazer tremendo... mexer no computador é o sonho de qualquer miúdo dos 0 aos 18 anos... ;-)
Além disso trazemos recomendações para grandes leituras. "Oh, Drª, mais não pode ser... senão começamos às 20h e acabamos às 23h... isto para não falar dos dias em que vamos 1 ou 2 horas à biblioteca...". Bom, a sério. às vezes fico esgotada, mas na realidade ele tem o gosto e eu partilho-o a 100%. Aliás, deduzo que em alguma coisa saiu à mãe. :-). Tento não focar a minha atenção na sua dificuldade, antes nas suas capacidades comunicativas e nos seus conhecimentos, porque senão a frustração seria bem maior.
Hoje entrou, eufórico, no gabinete, sentou-se, pousou os dois livros em cima da secretária e, mesmo antes que a drª começasse a falar, começou ele a contar as duas histórias. primeiro, o Pedro e o Lobo, a sua imensa e crescente paixão, depois a segunda, o Capuchinho Vermelho. Logicamente que no meio de tanto entusiasmo e euforia metade das palavras foi à vida, mas é um espanto a entoação, a emoção e o envolvimento que ele entrega à história. Aliás, ele tem vindo a dominar as sessões de terapia... já que só quer falar, perguntar, brincar com todos os estímulos positivos que existem naquela sala...
Expressões dele que quero aqui guardar:
"Oh mãe, tu estás tooooooooooooonta!"
"Às vezes tu enganaste nestas coisas..."
"A hipótese estava errada?"
"Aquele conjunto de casas é o Paim"
"Mãe, naquele sinal castanho diz Paim, vira à direita mãe"
"Mãe, só podes carregar uma vez no comando senão o portão fica avariado, ok mãe?"
"Mãe, a minha barriga está grande. Eu sou o lobo? Eu comi o pato?" lol
"Mãe já posso virar a página? É nesta folha essa parte da música..."
Expressões:
"Ah, tá bem..."
"Ta bém????? Tá????"
"Ahhhhhh, muito bem..."
"Oh pá, tu enganaste-te" ;-)
P.s - Um ou outro pormenor que considero lindo/os:
Faz os diálogos completos das histórias. Ou seja, imita uma personagem e no segundo depois transforma-se noutra. Exemplo: "Pedro, não podes ir prá floresta, porque tem lá um enorme lobo cinzento..." - "ah, está bem, fico aqui no jardim a brincar com o amigo pássaro".
Ele acha, muitas vezes, durante o seu dia ou em grande parte do seu dia, que é uma personagem dos livros. Normalmente é o lobo ou o lenhador... aliás, tem fascino e admiração (e algum respeitinho...) pelo LOBO!
P.s 2 - Nas expressões do G, que em cima menciono, é necessário trocar alguns (só alguns) S´s, V´s e F´s pelo X... ;-). Tirando isso... e mesmo com isso... ele é o máximo! ;-)

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Bronco-Vaxom

Ah... quase esquecia de referir que iniciámos ontem esta "coisa"... durante 10 dias, a repetir por mais 2 meses... aparentemente é "uma terapia adjuvante em todos os processos infecciosos do trato respiratório...". O que me foi dito é que este medicamento é um reforço para o sistema imunitário dele e que talvez seja bom para evitar que tenha novas recaídas... tem de ser tomado em jejum. Wish us luck...

Teatro

Ontem voltámos ao teatro... onde as personagens principais eram bebés e crianças entre os 0 e os 3 anos, num palco cheio de cor, som e mimo. A interacção com o público foi deveras cativante e o Gui adorou... provou mel, pela primeira vez, que lhe foi dado pela "abelha mestra" logo à entrada do espectáculo. Logicamente foi acompanhado pelos seus fiéis amiguinhos, a C., a F., e o D.... e as mães, as 4 de sempre... A luz, as cores e o som do piano... foram os pormenores que ele mais adorou.

O que mudou na minha vida...

...a manteiga está na parte inferior do frigorífico atrás dos iogurtes... e não sou eu que a guardo.

...tenho queijo da Vaca que Ri, também na parte inferior...

...tenho bymbi... e na cabeça do Gui, a bymbi só serve pra fazer sopa
...a minha sala parece, muitas vezes, um campo de patinagem...

...tenho uma gata que dá mais trabalho do que o meu filho. Tenho de mudar a areia, limpar os pelos, limpar os olhos e limpar as lágrimas que depois de secas parece caramelo no chão, alimentá-la.

...saio da escola e não vou preparar aulas, vou fazer o jantar e dar um jeito à casa para ir buscar o meu filho e dedicar-lhe todo o tempo--.

...provavelmente não sairei da ilha nos próximos anos. Obrigada Socrates ;-)... és um porreiro!

...apetece-me fazer tudo, mas não tenho como fazer, nem onde fazer, nem tempo para fazer...

...vou a peças de teatro infantil com alguma frequência...

...lancho na biblioteca um Kinder Bueno enquanto o Gui lancha o mesmo...

...faço panquecas de manhã, aos fins de semana, porque é divertido e ele ajuda-me... recheio com doce de ananás...

...já não faço teatro...

...nesta altura consigo, por vezes, ir jantar com algumas amigas, mas nunca com o meu marido...

...ainda me faltam 3 kg para chegar ao peso que tinha antes de ser mãe...

...acho que não chegarei lá...

...tenho uma elíptica no escritório, que só ocupa espaço, que apenas usei um dia durante 3 minutos e de onde saí a arfar que nem um... bom...

...calço as meias do meu marido com protesto do meu filho...

...como brownies de chocolate à noite... porque me falta não sei o quê...

...adoro o meu trabalho, detesto as condições que me impõem...

...sou desregrada com a papelada, mas quando ponho mãos à obra faço tudo em menos de um fósforo...

...deprimo com facilidade e resmungo muito...

...tenho rugas de expressão que começo a apreciar...

...continuo uma miúda e adoro fazer palhaçadas...

...canto nas minhas aulas e crio bom ambiente...

...os miúdos gostam de mim e nunca me faltaram ao respeito...

...eles superam-se e fazem coisas que nem eu imagino conseguir, é aí que reside a minha satisfação e não nos relatórios que tenho de fazer...

...acordo todos os dias e calço a meia direita sempre primeiro do que a esquerda, o mesmo com as calças e com os sapatos...

...bebo café logo cedo, depois do meu chá roxo...

...passo horas sem comer porque não me lembro...

...a minha mala anda cheia de folhas secas e pedras com musgo...

...tenho "línguas da sogra" e palhas pró Gui soprar...

...a par disso tenho toalhitas e cartões de multibanco soltos sem porta moedas...

...o PCT é informatizado... detesto... gostava de papéis... forçavam-me a organizar...

...todos os dias me sinto inconformada... por vezes nem eu sei com quê...
...sinto-me mais completa, ao mesmo tempo...
...no outro dia vi uma dança e alcancei o facto de que nunca nesta vida irei fazer metade das coisas que sonhei...
...imagino, diariamente, o Gui com 18 anos...
...imagino-o com um/a mano/a...
...não imagino o Natal a três...
...imagino uma lareira, uma mesa bonita e duas crianças a brincar...
...quero tirar mestrado, mas o que quero está em Braga...
... quero ir a Paris, Praga, Barcelona e voltar a Londres... não irei... já sei...
...sinto o país a enterrar-se e nós com ele...
...sinto que...
...tenho comido demasiado pão com manteiga, queijo e doce de ananás...
...tenho exagerado em coisas que me fazem mal...
...tenho de parar de me queixar.
Ah... um apontamento: Ontem, a meio do musical, olhei para o Gui, sentado na minha perna esquerda e contemplei o seu perfil, o seu olhar atento, a sua boca bem torneada de um rosa brilhante... e senti... um amor tão profundo que me fez chorar e me fez sentir a mulher mais feliz e abençoada à face da terra. Fui, repito-me, em quase 3 anos de Blog, a mãe mais babada deste mundo.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

E eis que gosto dos meus dias assim

Os dias mais simples são os melhores. Nada como acordar cedo, fazer tudo com calma, levantar o meu amor maior... derretê-lo com beijos. Sair para trabalhar e, depois de algumas reuniões francamente necessárias e aguardadas (???????? é mesmo...), ir buscá-lo à escola, onde fui convidada a participar na tarefa de grupo, onde pude conhecer os amigos do Gui, onde me ri a valer, onde estendi as pernas no chão... depois deixá-lo escolher o que fazer a seguir e obedecer criteriosamente aos seus pedidos. Hoje foram os seguintes:
- Primeiro: biblioteca;
- Segundo: jardim A. de Q.;
- Terceiro: compras;
- Quarto e último: casa.
Resumidamente passámos 3 horas, sozinhos, sem noção do tempo. Todo nosso. Da biblioteca trouxemos, talvez, o conto mais lido de sempre: O Capuchinho Vermelho, numa edição que não conhecíamos e que ele adorou... Depois de um choradinho conseguiu trazer o livro apesar da multa de um mês sem poder requisitar. Do jardim trouxemos um pau, esverdeado, cheio de musgo escorregadio e algumas folhas verdes torneadas a castanho. Das compras trouxemos pizza que vamos acabar de confeccionar agora. Em casa quis ver TV. :-)... e fez-me prometer que seria ele a contar a história do capuchinho antes de adormecer. Amo-o sem explicação.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Depois da tempestade

Vem aquilo que todos sabem. A semana que passou foi de grande inquietação mental, e física também, inevitavelmente. Felizmente o tempo não fica suspenso nessa inconstância e a normalidade instala-se. Por norma, por aqui, é assim.
O Gui regressou ontem à escola. A mãe também. Sensação agridoce. Regressar ao trabalho, adaptar-me as trabalhos estagnados. Começar outra vez. Por outro lado, estar circunscrita às "quatro" paredes de minha casa, pela pior causa de todas, faz-me sentir inútil e inerte.
Então: o Gui continua a tomar o seu antibiótico e, talvez por isso, está em plena forma. Hoje, possivelmente, iremos à aula de Gymboree com a amiga F. A alimentação (o seu calcanhar de Aquiles) continua má e o "homem do saco cinzento, grande e escuro" ainda não partiu.
Da terapia da fala registamos o seguinte: o processo deverá ser mais simples e curto do que inicialmente imaginámos. Os exercícios que tem de fazer obrigatoriamente têm uma alternativa menos inflexível e ele fá-los sem notar. E, todos eles, são de uma simplicidade cruel. Pequenos passos para grandes conquistas. É possível compreender que gestos tão simples como os que tem agora e que raramente concretizava, poderiam ter feito a diferença e talvez não tivesse de se submeter a esta etapa neste momento.
p.ex:
- Soprar através de uma palha.
- Beber por uma palha.
- Soprar
- Encher balões
- Apitar (língua da sogra ou o apito do papá)
- Encher a boca com líquidos.
- etc.
Portanto, enquanto mãe, aqui deixo o meu conselho:
Deixem-nos fazer tudo... :-)... se antes queria que ele bebesse água por um copo, agora quero muito que conquiste a palha... outra vez ;-).