sexta-feira, 29 de abril de 2011

quinta-feira, 28 de abril de 2011

As saudades que vai sentir...





...desta escola... vão ser imensas. :-(

Manhãs...



...têm sido duras. Principalmente o acordar... o Gui insiste em não sair da cama: "mãe, fecha a porta mais um bocadinho, quero ficar quentinho..." O pior é que eu cedo. Aconchego-o enquanto faço outras coisas... a tarefa ingrata de o levantar da cama tem ficado para o papá... que sempre é mais firme e decidido...
.
À noite tem ido dormir mais tarde do que o habitual: 22h 30m / 23h. Isso trás as consequências que descrevi. Em contrapartida tem feito óptimas sestas na creche. Além disso a boa disposição é inegável ao longo do dia todo!

.

P.s - Tem um segredo para o dia da mãe e, este mu filho, vai ser um bom ouvinte, um amigo confiável, porque não diz MESMO o que vai acontecer no dia da mãe: "É supesa mãe, a Mica disse pa num dizê nem aos papás, nem às mamãs..."... - "Mas a mim podes dizer..." lol... "Nãoooooo posso mãe, é segedo, num é pa dizêêê!". ;-)

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Esta é a cara da felicidade!

Os nossos dias têm sido brindados pela felicidade, com tudo o que isso significa para mim: o meu filho a sorrir que nem um tonto por tudo e por nada, uma bicicleta e uma cadeirinha atrás, uma ilha verde, espreitadelas do sol, regresso ao trabalho (que também adoro), ordem na minha cabeça, algum peso perdido para a chegada do verão e a recordação de uma Páscoa 5*. Foi uma Páscoa longe da família, mas com amigos, dos bons.... dos que fazem bem... principalmente ao meu GUI... que não tirou este sorriso o tempo todo!

.

P.s - só eu é que noto que o $ está cada vez mais curto???

.

P.s2 - só eu é que não tenho vontade de ver tv? FMI´s? e afins????? Ai.

sexta-feira, 22 de abril de 2011

das sestas e das noites

É de assinalar que a despedida da chupeta trouxe consigo sestas e noites mais curtas. Deita-se mais tarde, adormece mais tarde, acorda mais cedo. Se antes acontecia que acordava e adormecia novamente, agora parece um pardal disperto ao primeiro sinal de luz na janela do quarto. O adormecer é tarefa mais demorada. Não faz mal. Ao invés de 30m de histórias ao deitar... passámos para 50m. Tem adormecido quase 1h após o deitar... fica lá a cantar, na cama, músicas com nexo, outras sem... mas não chora. As sestas têm sido feitas comigo. Uma verdadeira delícia. Hoje, por exemplo, foi um dia bom. Adormeceu 20m depois de desligarmos a luz e passou as duas horas de sono a fazer-me festinhas na cara e a tocar com os pés nas minhas pernas... por vezes vira-me a cara e dá-me uns 40 beijinhos... mais ou menos ;-)... e depois continua a dormir...

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Caça aos ovos

Fotos tiradas pelo tlm


Ontem foi dia de celebrar a Páscoa à boa maneira que as mães sabem. Reunimos um grupo fiel de amigos... o Gui é o macho do grupo... e, no nosso tão querido Jardim António Borges, fomos à caça dos ovos. As mães, astutas, sem que os mais pequenos se apercebecem, espalharam pelo jardim ovos de chocolate e por cada criança um cesto. Depois da contagem decrescente foi ver a euforia na corrida à caça e a alegria estampada de cada vez que cada um era descoberto! Amei esta tarde... para o ano há mais.
.

P.s - Domigo, aliás, repetir-se-à, mas apenas com uma amiguinha, após o almoço de Páscoa, na Lagoa das Sete Cidades, envoltos daquele "pequeno reino encantado" que é a fantástica paisagem!

.

Lembrar também que esta interrupção lectiva está a voarrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr

quarta-feira, 20 de abril de 2011

E foi ver-nos...

...agarrados a chorar, muuuuuuuuuuuuuito, quando o John se foi embora... o meu coração quase partiu a vê-lo soluçar (abraçado a mim) como se a despedida fosse real... na sua vida... indescritível.
Eu aproveitei e passei o resto do dia a chorar que nem uma madalena... é que por vezes bastam as coisas mais simples para me arrancar um choro tresloucado que está comprimido cá dentro há tempo demais e que não sai por nada (tipo gelo).

.

A minha mãe disse-me pelo telefone: "amo-te filha"... apenas consegui responder: "eu tam..... buáááááááá" Sim, desliguei o telefone antes do buáááááá...

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Férias - dia 10


Passam a correr... parecem um sopro numa vela, estes dias... não tarda volto ao trabalho, mas até lá... GUI GUI GUI GUI GUI sempre!

.

A recordar:

Ontem, pela primeira vez na nossa vida, discuti seriamente com o Gui, por razões que mais tarde conto. Na realidade foi duro, duro, duro, mas tão duro que me fez chorar. Fui cruel com ele. Fiz com que se sentisse mal. Pedi-lhe muitas desculpas, porque a razão do meu descontrolo foi a impotência de não conseguir mudar algo que nem ele controla. Fui parva. Durante todo o dia mostrou-se sentido, magoado e revoltado. Com toda a razão. Depois mudei a atitude. Devia ter pensado antes de ter discutido com ele. Conversei com ele e fiz-lhe crer que um dia conseguirá e que não é o único a quem isso acontece. Permaneceu de olhos baixos e tristes. No final do dia veio a calma. Vimos o Mogli, lemos o livro, tomámos um banho de 1h e rimos imenso. Recuperámos a nossa eterna cumplicidade. E serviu-me de lição. Nunca mais agirei assim com o meu filho, mas assumo que os nervos e o desespero tomaram conta de mim naquele instante, naquela fracção de segundo. Irreflectidamente procedi mal. Muito mal. Disse-lhe coisas más.

O meu coração ficou esmagado de dor. Meu querido.

terça-feira, 12 de abril de 2011

depressa/devagar

Casa aspirada, lavada, vidros limpos, pó limpo, compras feitas... eis que só temos de fazer as camas e as refeições. Cum caneco. Férias. :-))))))))
.
p.s - alguém me sabe explicar porque não consigo publicar posts sem ser através do firefox????? grrrrrrrr

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Férias. Dia 3

Depois do acumular de trabalho em tempo de aulas e de demasiado tempo sem o meu filho, finalmente as férias chegaram e com SOL! Ontem, aproveitando o bom tempo, fomos ao Pinhal da Paz... hectares de verde... água, bichos, e matéria! Demos pão aos patos... e às galinhas... e aos gansos...
Depois passamos o resto do tempo a descansar. A ouvir os melros e a brincar às casinhas... ,muito bem acompanhados, como sempre...

.

Hoje, dia 3 de férias, já tivemos a nossa dose de mimo e tempo muito bem passado na marina e no parque. Vida boa... vida boa.

.

P.s - para mim é bastante estranho estar nesta ilha sem nada para fazer. Tenho sempre a ideia de que "amanhã" vou prá escola... Assim, sem rotinas, é TÃÃÃÃÃÃÃOOOOOOOO diferente. TÃÃÃÃOOOOOOO bom!

sábado, 9 de abril de 2011

Charlie e Lola

Estes desenhos animados fantásticos inspirados na criação de Lauren Child enchem os olhos e mente criativa das crianças... o Gui é o primeiro. Adora. E eu adoro também. São de uma criatividade e de uma imaginação únicas. A simplicidade e clareza de expressão são divinais e tornam estes desenhos, livros e figuras tão extraordinaria e imensamente interessantes. Dois irmãos simpáticos que aprendem brincando. Os livros encontram-se facilmente. E os episódios... Disney Channel. Nós gravamos. ;-)

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Evidências

É tão evidente a alteração do comportamento do Gui nos dias em que a nossa disponibilidade é menor. Hoje ficarei na escola até perto das 20h. Ontem foi pouco diferente. Terei uma hora, mais ou menos, para estar com ele. Irá ser compensado nas férias da Páscoa, porque as tenho, graças a Deus. Mas sejam 8 dias, 3 dias, seja apenas um, não deixo de me sentir culpada e de inevitavelmente pensar que o que queria mesmo para mim e para ele era ter um trabalho liberal, realizá-lo em casa e ter sempre o meu filho comigo.

.

Sou beirã. Nasci no campo. Lembro-me de estar todo o dia com a minha mãe, enquanto ela trabalhava (muito) em casa. O trabalho vinha ter com ela. Limitava-se a realizá-lo, nos interva-los, nas minhas sestas, à noite. Ajudava-a nas tarefas domésticas. A mim juntavam-se outros da minha idade. As brincadeira ficavam-se pelas tradicionais. Saltar à corda, o jogo do galo, as apanhadas, correr no meio do milho, bem mais alto do que nós. Inventávamos labirintos. Lembro-me de apanhar borboletas, a sério, lembro... e do cheiro dos malmequeres e do som das primeiras gotas da chuva a bater no vidro do quarto. Lembro-me de acordar e "sentir" a primavera. Lembro-me de tantas coisas dessas. E não sou mimada. Porque muitas vezes me assalta um pensamento parvo, numa espécie de auto-mentalização, e ridículo de que, se o Gui estivesse todo o dia, todos os dias comigo... seria mimado. Mentira, pura mentira. Então, porque é que não sou rica? Porque tenho de levar o meu filho, todos os dias, à escola? E é fantástica, mas, mesmo assim, porquê? Bolas. M****

.

Detesto o final dos períodos lectivos. É nestas alturas em que o drama se instala com a ausência de tempo, com a falta de dinheiro, com a necessidade extrema de estar junto da família e não poder, de querer mais e sentir impotência, de saber que ou ganho o euromilhões ou nunca sairei da sepa torta. De querer evoluir profissionalmente e não poder (por vários motivos). De ver a minha profissão ser tão pouco valorizada. De querer tanto... e de estar forçosamente acomodada com o que tenho... e tenho muito, mas queria melhor. É pecado? Queria a minha família, um cão e um jardim, pequenino, para plantar flores e correr com o meu menino... queria ter uma varanda e poder esticar as pernas sem os olhares invasores dos vizinhos dos prédios da frente... queria comer laranjas colhidas na hora e fazer churrascos debaixo de um telheiro aos fins de semana e nas noites de calor. Ler um livro lá fora.

.

É pecado?

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Galo

Ontem o Gui teve a sua estreia e fez um galo enorme na testa, por cima do olho. Digamos que ia a correr à velocidade da luz e a sua cabeça parou exactamente a essa velocidade na esquina da porta. Nunca o ouvi chorar desta maneira. Tive de me controlar para não chorar. Bolas... a casa ecoou. Um susto.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

SPA, devaneios de uma mulher a entrar em fase de loucura e a fazer do blog do seu filho um blog de uma mulher com SPM

Foi há quase 8 anos que meti este corpinho esbelto num SPA pela última vez. Na altura precisava? Bem... precisava tanto como eu de papelada na escola. NADA. Mas fui e soube-me bem levar com os jactos de água no lombo. Agora, nem tempo, nem $$$$$$$$$. Arre. Ando despenteada, deslavada, desarranjada, inconformada e a vizinha do lado decidiu, mesmo agora, antes de terminar o meu raciocínio, colocar a sua música predilecta: "Ai meu amor, meu amor, aperta, aperta, abana, abana..." enfim, é qualquer coisa do outro mundo este filme na minha cabeça. Mas dizia eu... inconformada, stressada, e mais mil e um males dos meus pecados... a verdade é que nem eu sei se estou bem ou não. Ando assim, mais ou menos dormente... do cérebro. Cansada, pois claro. A única coisa que me consola mesmo é o meu "torresmo de carne" quando me enche de beijos e me fala... aquele tom de voz, o seu mimo, o seu colo... sim, porque é ele que tem de me dar colo em dias assim... colinho, colinho que bem preciso. Acho que posso dizer que ele é o meu SPA.
.
Pela segunda vez na minha vida alguém do meu conselho de turma teve de dizer as notas por mim, porque assim que comecei a "cantá-las" deu-me um ataque de tosse, não se se dos nervos, se da tosse que realmente tenho, que nem uma nota me saíu. Mas, mal ou bem, certo é que foi remédio santo. A reunião foi curtinha, curtinha... ora, lá está a receita para quem quiser abreviar uma ocasião destas. Já lá vai... e a contagem decrescente para as férias teve início no final da minha reunião. E as férias terão oficialmente começado no minuto em que sair da sala (no dia da entrega das notas) o último encarregado de educação. Nesse instante fecharei dossiers, livros. Limparei as unhas do gesso e da tinta entranhada... bloquearei o meu sistema de trabalho. Funcionarei apenas em função do meu sistema familiar.
Tá dito.

Palavrinhas, expressões... dele...


... a que eu acho piada. . .

.

- "Que estranho!"

- "Giro"

- "Será?"

- "Perfeito"

- "Malandros!"

- "Ora bolas!"

- "Tenho uma hipotese!"

- "Mais cinco minutos..."

- "Vá lá..."

- "Imenso"

- "Não dá!"

- "Bolas." (entre outras)

terça-feira, 5 de abril de 2011

E na sequência de posts anteriores...

lol

Esta ilha é assim...

...se um dia faz um sol maravilhoso... pode acontecer que, ainda, nesse dia a "coisa" mude para o oposto. E, portanto, estamos assim desde domingo à noite... Este é um pedaço do meu bairro... não se vê um palmo. É caso para dizer que andamos nas núvens ;-).
. Eu estou duplamente nas núvens... com reuniões... :-(

domingo, 3 de abril de 2011

Praia

Hoje foi o nosso primeiro dia de praia de 2011... espero que sejam muitos... mas com água. É que viemos de lá secos ;-). Ainda não deu para molhar o dedito. E hoje sim, o sol mostrou a sua força... por algumas horas... :-( apenas.

sábado, 2 de abril de 2011

Mulheres que correm com os Lobos

Encomendei ontem o meu 3º exemplar deste livro asfixiante. Para mim, é uma obra genial. Os antigos (livros) têm novo dono, mas não resisto a repetir a leitura, intensa, bruta, mágica deste livro magnífico e inquietante.
-
Recomendo a mentes inquietas e insatisfeitas e, sobretudo, curiosas.

Que raiva...

Que raiva tenho eu da barriguinha que tinha e já não tenho :-(. Por alguma razão não consigo iniciar uma dieta? Oh melhor, sempre que começo uma, dura apenas uns dias, porque dou comigo a pensar que nesses dias fiz tudo menos isso: dieta. É que fazer jantar, cheio de hidratos, e com um cheiro maravilhoso e depois ficar-me pela sopa... pá... não cooooooooooooonsigo. Raios. Das duas uma: ou entro "a matar" ou só páro quando as borregas saltarem definitivamente para fora das calças.
.
P.s - Tenho borbulhas na cara. Parece que entrei na puberdade. Os nervos dão cabo da pele e cabo das dietas.
.
P.s - Época de risco: PÁSCOA! Época de chocolates, doces, imprópria a mim e a dietas e à pele e aos que rodeiam pessoas nervosas com vontade de comer chocolates.
.
+ um P.s - Época de duplo risco: REUNIÕES. Stress. Tempo de comer só sandes na escola, ou um bolito, ou um croissant, ou um folhado misto.
.
Lembro-me de ter 52 kg e achar-me enoooooooooooooooooooooooooooorme. E de ter vergonha de tirar a roupa na praia e de correr na praia e de jogar volei na praia e de fazer pranchas na praia... estúuuuuuuuuuuuuuuupida.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Celebrar a Primavera

Para celebrar a Primavera o Gui e os seus amigos na sua escola plantaram flores e agora esperam, pacientemente... e para compreenderem bem a importância dos elementos nos seres vivos, neste caso concreto em particular, decidiram plantar uma sementinha, num vaso, e guardá-la num local fechado, sem luz...
.
Ele contou-me todo o processo e a importância de cada um dos elementos vitais. Estou feliz porque a semana das birras ficou lá atrás, esta foi bem mais calma.
.
Ao entrar na creche apanhei um susto dos grandes. Um papel na porta de entrada dizia:
"Informamos todos os encarregados de educação que na próxima 3ª, 4ª e 5ª feira a creche encerrará para limpeza profunda"
.
???????????????????????????????
O quêêêêê????????????????????????????????????????????
OOOOOOOOOOOOOOOO QUÊÊÊÊÊÊÊÊ?????????????????????????????
OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOQUÊÊÊ?????????????
.
Depois de quase mudar a cor do rosto de rosa pálido para roxo esverdeado... a C., a Srª da recepção, assustada com o pânico instalado em mim, lá retorquiu: "Pense que dia é..."
.
ao que eu lá respondi, sem pensar muito: "Sim.... é dia de reuniões, é o dia das minhas úúúúúúúúllllllllltimas reuniões................." enquanto encontrava solução mental para os meus problemas acabados de aparecer chapados naquela folha de papel branco.
.
Ups
.
1 de Abril.... RAIOS!!!
.
Depois de andar o dia inteiro a ouvir piadas: "Olha o que tens no casaco?", "Prof... cuidado....", "Não sabes? Hoje há formação...!", finalmente uma piada de meter medo, assim sim...


p.s - já tenho o Cuquedo ;-)!

Por alguma razão...

...que eu desconheço??? as minhas calças ficaram abruptamente apertadas. Tenho cá para mim que estou a fazer lavagens com temperatura demasiado alta... só pode...

Que nervos!

.

P.s - e não é mentira, não....

P.s2 - Se é verdade que as mulheres têm descontrolos hormonais, eu sou a prova viva disso mesmo... gggrrrrrrr