Ontem voltámos à consulta da terapia da fala. Regressámos de lá com dispensa. O sucesso é pleno. Fomos na altura certa. Agimos atempadamente e evitámos um problema mais sério. Regressamos daqui a um mês e meio caso se note algum retrocesso, caso tudo corra bem adiaremos a sessão de controlo e vigia. Mantemos algumas actividades e passamos a reservar apenas uma parte do dia para pôr em prática as devidas correcções. Regista-se apenas o facto de o Gui ser um pouco apressado nos diálogos e algo trapalhão, consequentemente. As correcções deverão ser efectuadas nessa altura do dia e não permanentemente para evitar inibições. Estamos gratos e felizes por esta fantástica conquista e evolução.
.
Do cocó... mais uma grande preocupação nossa... o Gui, só há cerca de duas semanas, altura em que tive uma discussão mais "feia" e "horrorosa" com ele, da qual me senti muito mal e ele extremamente triste e ofendido, é que o Gui consegue fazer o cocó no "sítio" certo. É que, por alguma razão (que pode ser o facto de manter a fissura ou o de manter as fezes sempre demasiado duras) o Gui recusava-se MESMO a colaborar e continuava a esconder-se e a fazer os seus "sólidos" nas cuecas... o desespero já se tinham apoderado de todos. De nós, pais, que já não sabíamos o que fazer ou como actuar e dele que manifestava há muito tempo alguma vergonha e medo de o fazer.
Felizmente, depois daquele episódio, as coisas inverteram-se e ele finalmente "acerta em cheio" ;-)... depois de cada vez pergunta-nos: "Mãe, estás muito feliz???" respondo sempre afirmativamente, claro, mas deixa-me preocupada o facto de ele querer agradar e ter medo de falhar... sai a mim nesses três aspectos. Nas dificuldades que sentiu para perder o receio em fazer na sanita, na vontade de agradar e no receio de falhar.
.
Apontamentos para não se perderem no tempo:
O Gui continua a cantar diariamente o abecedário (tema que reúne o seu amor incondicional);
Continua a ter adoração por pedras e folhas e o meu carro anda cheio destas duas matérias.
É muito caseiro e queixa-se que há "muitos meninos na escola e fazem muitas birras" (a sala dele tem 13 crianças, no próximo ano terá 25)
Conta até 20, forma conjuntos e grupos segundo formas, tamanhos e cor e tons sem dificuldades.
Identifica muitas formas geométricas, das quais destacamos o hexágono, o losango, também...
Sabe todos os dias da semana e sabe o que faz em cada um dos dias.
Não colabora para se vestir.
Não colabora para comer.
A única fruta que come é banana.
Come sempre sopa, porque nunca sabemos se vai querer o 2ºprato e a fruta... só de boião.
É de uma meiguice deliciosa, característica inalterável.
Gosta de brincar às casinhas e adora os tachos.
É fascinado pelo lobo mau e acha, muitas vezes, que ele encarnou em si.
Tem dificuldade em brincar sozinho em casa e requer sempre a presença de um dos pais.
Adora panquecas e sumo de laranja acabados de fazer.
Adora os três peluches e dorme sempre com os três: O cão, o gato flor e o coelho.
.
Outro apontamento importante:
Está frio, o sol evaporou-se.
Esqueceste-te de dizer que é um menino lindo e fofo!!!!
ResponderEliminarIsso é optimo..ainda bem, excepto pelo sol se ter evaporado :) Bjs
ResponderEliminarSer apressado e trapalhão é algo, salvo raras excepções, típico dos rapazes inclusive a educadora do Xavi confirmou-me o mesmo há dias. É tanta genica que, até nas palavras, se atropelam ;)
ResponderEliminarQue bom todas essas etapas superadas! Ainda que não te alivie, a situação do cocó é algo muito comum acontecer…
Beijos
Tété & Xavier
Está mesmo um rapagão lindo! E tu sempre com essa doçura a "falar" dele, que nos enternece deste lado ;)
ResponderEliminarEm relação à terapia da fala, queria fazer-te uma pergunta... Foram vocês que decidiram levá-lo a um terapeuta, ou foi conselho médico... é porque pensava que nesta idade ainda era cedo para esse tipo de intervenção...
A Tiz não diz os "lh" e não sei se ainda é normal nesta idade ou se é algo que já devia estar adquirido... :/
Beijos***