segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Lá se foi a sopa

Há já muito tempo que tenho maior preocupação com a alimentação... principalmente desde que o Gui nasceu. Sobretudo para lhe dar melhor qualidade de vida. Até há uma semana atrás o Gui comia sopa ao almoço e ao jantar. Desde então que recusa comê-la. Ontem, por exemplo, comeu metade do que era habitual e depois começou a queixar-se de que estava suja. Tinha massinhas mal trituradas e aproveitou a deixa para fazer fita. Ora, um dos maiores problemas reside no seu problema de obstipação e dificuldade em...
Como o nosso menino não é rapaz de comer carne ou peixe sem fazer (raramente não faz) uma bola de comida na boca, temos mais uma barreira a passar. O Seitan e a soja, que introduzimos na nossa dieta também há algum tempo, vai ajudando a completar as necessidades nutricionais que precisa, pois ele adora, principalmente panado ou em estufado de legumes. Como eu queria que ele apanhasse "gosto ao dente" e comesse fruta e vegetais como "gente graúda"! Queria tanto! PAI NATAL.......................

Ele sai mesmo aos pais. É que nenhum dos dois, em criança, adorava fruta. Mesmo agora... não é o nosso amor. Temos de dar o exemplo e tentar fazer com que o nosso amor ganhe gosto ao que realmente é bom.
P.s - Continua a não gostar de doces. Mas não resiste a um pacotinho de M&M´s, KitKat ou Malteasers. Gosta de frutos secos (valha-nos isso) também.
A uns dias de fazer 3 anos (já??????)... ando a pensar numa oferta que seja mais do que só um brinquedo... apesar de já ter tanta coisa. Queria algo verdadeiramente único e especial. A tarefa não é nada fácil. Ele é rapaz. Carrinhos tem em demasia, a meu ver, livros tem q.b., puzzles alguns, material de desenho e pintura: imensos... então????? Help. O que se pode oferecer a um menino lindo de 3 anos.

2 comentários:

  1. E quem sai aos seus… ;o)
    Sabes que todas as crianças passam por fazes destas, mais ou menos duradouras e, embora seja complicado, o ideal é não se fazer das horas da refeição um stress… da sopa, nem que seja algumas colheres só, não deixes de lha dar, em cada refeição, senão ele entende que ganhou a batalha ;o)

    Por cá, o Xavier também não é fã de doces e, por enquanto ainda está virgem no que toca a chocolates.

    Do teu pedido de ajuda, é complicado mas vou dizer-te o que o Xavi gosta, além dos livros, puzzles e kits de pintura.
    - Plasticina;
    - Instrumentos musicais, em especial a bateria;
    - Mota (há da Feber http://www.famosa.es/feber/team/source/index.htm e da Molto http://www.molto.es/catalogo.php?id_linea=4) que ele delira sempre que vai a casa da amiguinha Gabriela. Acho muito bom para eles andarem em espaços pequenos, principalmente em apartamentos, e é uma grande ajuda para coordenar os pés e fazerem exercício ;o)
    Já NÃO GOSTO nada de tudo o que é eléctrico, com baterias… :o/
    - Utensílios de limpeza;
    - Ferro e tábua de engomar;
    - Panelas
    - Etc…

    Acho que na área de tarefas domésticas tens uma basta escolha porque após os 3 anos as crianças adorarem o ‘faz de conta’!

    Beijos
    Tété & Xavier

    ResponderEliminar
  2. Olá

    Sei muito bem do que falas, a Matilde nunca foi "um bom garfo". As horas da refeição são quase sempre (para não dizer sempre) muito complicadas, mas é como a querida Teresa diz, muita paciência, e nem que sejam só umas colheradas, sempre comem alguma coisa e para entenderem que não pode ser tudo como eles querem...enfim...eu também nunca fui um bom garfo...por isso :)))

    Relativamente às prendinhas...não é fácil...eles agora têm tudo, cada vez se torna mais complicado comprar alguma coisa.
    Para a Matilde vamos comprar uma cozinha, porque ela adora mexer nas panelas, nos plásticos ect e brinquedos didácticos, puzzles livros

    Não consigo ajudar...desculpa

    Beijinhos

    ResponderEliminar