terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Consoantes

Este é o grupo de letras que o Gui troca pelo X. Agora imaginem uma frase em que muitas palavras comecem por S, V ou F. Para além daquelas mais óbvias e habituais da sua idade: R (no meio de algumas palavras), etc...
É claro que estou preocupada. É lógico que me preocupo quando o meu filho diz frases muito completas mas só entendem 1/4 do que é dito. À excepção de nós, pais, e dos amigos próximos... e dos familiares nas férias, após algum hábito e traquejo a substituir o errado pelo correcto automaticamente no nosso cérebro.
Assim... ainda mais apercebendo-me que ele quer "puxar" mais de mim... acho que vamos fazer um diagnóstico.
Imagine-se:
o axô xai ali xora xaxer uma coixa
mãe, xai xair
o axiaõ xai xoar
a água xai xerter no xarco
o xarco xai xugir
Imagine-se... e agora coloque-se tudo em contexto diário e imagine-se o esforço de quem quer ser compreendido... a sua frustração e a sua tristeza... tantas vezes desiste... e eu fico assim, de mãos vazias, como a Monalisa, com um sorriso neutro a ver "se me safo" e a dizer... palavras neutras também.

3 comentários:

  1. Entendo o aperto que vai no teu coração mas, e como já te disse (e contra mim falo) não será que a frustração que sentes no Gui, reflexo da tua?
    Ou seja, inevitavelmente, não deixarás escapar alguma palavra ou gesto de desânimo por ele não conseguir dizer o S, V ou F e ele sente-se frustrado por não conseguir ‘melhor’?
    Nós mães, por vezes exigimos demasiado dos nossos filhos ou tentamos impor um ritmo que não é o deles… verás que, de um momento para o outro, o Gui deixará de lado o X e irá deixar-vos de queixo caído ;o)

    Espero que esteja tudo bem com a sua saúde!

    Beijos
    Tété & Xavier

    ResponderEliminar
  2. O quanto eu te entendo! O meu troca o "ch" por "l", e muitos "r" ficam por dizer..Ora parece que fala espanhol!
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Calma, ele ainda tem tempo de corrigir, tinha ouvido falar que terapia da fala só aos 4 anos... conheço crianças com quase 2 anos que não dizem 1 palavra! todos têm o seu tempo...
    bjs
    Raquel
    http://persiana.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar