sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Procura dos JI

Passei a tarde a ver Jardins de Infância e a inscrever o Gui em alguns deles, mas confesso-me assustada e assustada e com vontade de chorar. Apenas um ou dois preenchem grande parte (não a totalidade) dos requisitos que desejo para ele. Fui aos mais conceituados ($???), excluí os que têm referências negativas, e fui a alguns que até desconhecia a sua existência. Os mais conceituados têm e usa regras firmes e programas de ensino "exclusivos para formar cidadãos mais cultos e com melhor formação". Sério? Robots... talvez. "Fazemos questão que entrem e saiam a horas rigorosamente estabelecidas"... Hum hum... "Ao valor da mensalidade é necessário acrescentar o prolongamento, as actividades extra curriculares e 70 euros se quiser que ele faça cá as refeições." Boa! Como garantem assistência no "prolongamento"? "Tem sempre alguém a vigiar". Hum hum... E onde ficam? "Temos salas com os melhores equipamentos, onde as crianças, independentemente da idade, ficam.... OK OK... vou ali e já volto, sim? Obrigada.
Não fui aos "negativos". Inscrevi-o nos 3 que desejamos porque cumprem o que mais desejamos para ele: Boas instalações, boa equipa pedagógica, aconchego, carinho, atenção, sestas, espaços abertos e seguros, actividades lúdicas...
Um deles, é o JI "gémeo" da creche do Gui. O Funcionamento é muito parecido, a equipa pedagógica tem a mesma formação da creche do Gui e todos se relacionam. Era, desde sempre a que nós colocámos em primeiro lugar, já na altura de escolher a creche, por isso... vamos fazer figas. ;-)
Mas o resumo do meu dia ontem foi: drama. E repetindo as palavras de uma amiga: "as creches, na sua maioria, são castradoras". Entrei numa, que desconhecia e da qual me falaram bem e fiquei agoniada. Entrei lá às 13h para pedir informações. Estavam, um grupo de crianças, a ver TV (não reparei o canal, mas não era nada seleccionado. Pediram-me para regressar às 16h para falar com a Educadora que tinha ido almoçar. Cheguei à hora marcada. O Grupo de alunos mantinha-se no mesmo lugar, desta vez a ver circo... na TV. À sua volta, sentadas no chão, permaneciam as 2 auxiliares, sentadas no mesmo lugar. Veio falar comigo a educadora, cansada, exausta e que me perguntou se não poderia regressar noutro dia, já que não sabia "para onde se virar". Disse-lhe que não. Queria ver. Mostrou-me as instalações (novas em folha) e as únicas duas salas de aula (abertas por uma porta que une ambas) onde as crianças (50 no seu total) de todas as idades se juntam independentemente da idade e segundo ordem de chegada. Não vi trabalhos. Os mais novos desceram da sala de dormir. Estavam a preparar o lanche. Lá fora, um espaço de 30m quadrados, acolhia um escorrega, um baloiço e dois cavalos de baloiço, para onde todas as crianças vão quando o tempo permite...
Saí dali e fui directa buscar o Gui. A emoção tomou conta de mim. A raiva também. Ele não poderá ali continuar independentemente da quantidade (imensa) do nosso desejo. Impotência. Sem barulho, todos nos olham e sorriem, as crianças não choram, comem com a máxima higiene e têm em cada criança um ser que requer cuidado e atenção. Com carinho encaminham-nos para as salas, limpas mais do que 2 vezes por dia. Nas salas criam, inventam e estão seguras. A sala do Gui tem uma educadora e três auxiliares. São 14 crianças. Ele devolve-me o beijinho que lhe deixo na mão fechada (todos os dias) e abraça-me enquanto partilha com os seus amigos que aquela é "a minha mamã!" :-). Saímos de lá acenando e dando beijinhos a quantos aparecem. É uma família. Quando voltarei a encontrar isto?
Suspiro.

1 comentário: