quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Força da natureza...

...é só um episódio daqueles que... só nos lembramos quando está tudo bem... porque quando alguma coisa está mal... "ninguém está pior do que nós".
Há 3 anos consecutivos que sou responsável/DT de um menino com síndrome de Asperger. Na realidade estou cada vez mais apaixonada pela sua característica mais clara que é a de dizer tudo no seu sentido literal, pois esconder, fingir e mentir simplesmente são palavras que não existem na sua cabeça. Estou quase especialista...:-) Na última aula de cidadania resolvi elaborar um questionário para tentar retirar dele mais alguma informação que me permitisse saber mais de si. Então, a meio de um longo texto escrito quase a implorar... leio: "Bom, já chega de falar sobre este assunto porque ele não contribui em nada para os meus conhecimentos de astronomia." :-) Enfim... adoro este menino... se contasse aqui metade do que já aprendi com ele... com apenas 12 anos... indescritível.
Insdescritível também é a força da mãe dele. A minha idade. Entra pela sala de atendimento adentro, fresca que nem um carapau. Senta-se pronta para saber do seu menino. Respondo-lhe que o seu PEI está a ser reformulado já que transitará para o 3º ciclo e que há pontos de regressão. Assusta-se, mas diz que entende e que sempre compreenderá os seus altos e baixos. Tem noção. Mas talvez não tenha noção de como é TÃOOOOOOOOO especial o seu filho... como é para nós (pelo menos para mim que vivo rodeada de centena de crianças e, juro-vos, que metade delas não pensa nem um pouco como o F.) . Entretanto responde-me, após algum diálogo, que o H., o seu terceiro filho a preocupa mais, já que é autista profundo e, com 8 anos, não fala nada. Depois perguntei-lhe se a C. a ajuda em casa, pois já tem 10 anos. A isto respondeu-me com um: "Nãoooooooo, nadinha. Por vezes quem ajuda é a outra menina que estou a criar desde os 3 anos. Sou eu quem cuida dela... e é ela que tem uma relação muito especial com o meu mais novo...". Onde vai buscar essa força P.? Depois avisa-me que o F. faltará a alguns dias do próximo mês porque tem consultas de psicologia, pedopsiquiatria, nutrição, obsidade... entre outras e, quando eu já me esqueci que o F não é o único, a P. continua "E depois também tenho de ir com o H... as dele são ainda mais e mais complicadas". Bolas.
O mais incrível é que esta senhora é o máximo, sempre bem disposta... Deus dá, sim senhora, dentes a quem não tem nozes... tantas vezes. Esta senhora força da natureza foi abençoada com três filhos lindos, especiais, mesmo muito especiais... e, sem as condições ideais, ela multiplica as felecidades e as conquistas dos seus filhotes e chuta os factos para trás das costas... diariamente.

1 comentário: