quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

A letra P

a vez do P...
Ora, das últimas sessões da terapia da fala trazemos mais calma, porque as dificuldades do Gui estão a ser determinadas e bem definidas. Então, o P, de papá e de pão é a letra que tem sido o foco das atenções. Pois, aquando da avaliação, o Gui nunca disse o P em palavras com mais do que uma sílaba, a menos que elas se repitam. Passo a exemplificar, pode ser que o meu testemunho sirva de ajuda, seja ela qual for:
Copo: Coqui.
Tapete: taquete
Sapato: satato
Pato: tato
Põe: tõe
Pipi / papa / pepe /popo e pupu (dissilados) não apresentam dificuldade.
Pai /pá / pão / pé/ e sílabas isoladas não tem qualquer problema.
A dificuldade, neste momento reside em trabalhar os lábios, os maxilares e ir brincando/trabalhando estes sons (a par do que já descrevi em posts anteriores) da forma mais agradável e despercebida para ele. Trabalhar também, mais, a consciência fonológica. Não sei como... Este menino já sabe o alfabeto há quase um ano... junta sílabas, identifica algumas palavras e reconhece outras. Não posso nem devo nem quero insistir mais com ele. Ao ouvir a nossa terapeuta falar, ocorre-me sempre o facto de que não podíamos estar a agir de forma mais correcta e, mais uma vez me questiono em dois sentidos. Primeiro, estaremos a precipitar-nos? A resposta será um NÃO, já que foi feito todo o processo avaliativo e a própria terapeuta disse que seria mesmo necessário passar por esta fase. Segundo, o que aconteceria se não nos preocupássemos e não estivessemos atentos? Bom...
As dicas são basicamente as mesmas da semana anterior, mas agora avançámos um pouco. Trouxemos para casa algumas apresentações PP que o Gui terá de fazer. Algo que lhe dá um prazer tremendo... mexer no computador é o sonho de qualquer miúdo dos 0 aos 18 anos... ;-)
Além disso trazemos recomendações para grandes leituras. "Oh, Drª, mais não pode ser... senão começamos às 20h e acabamos às 23h... isto para não falar dos dias em que vamos 1 ou 2 horas à biblioteca...". Bom, a sério. às vezes fico esgotada, mas na realidade ele tem o gosto e eu partilho-o a 100%. Aliás, deduzo que em alguma coisa saiu à mãe. :-). Tento não focar a minha atenção na sua dificuldade, antes nas suas capacidades comunicativas e nos seus conhecimentos, porque senão a frustração seria bem maior.
Hoje entrou, eufórico, no gabinete, sentou-se, pousou os dois livros em cima da secretária e, mesmo antes que a drª começasse a falar, começou ele a contar as duas histórias. primeiro, o Pedro e o Lobo, a sua imensa e crescente paixão, depois a segunda, o Capuchinho Vermelho. Logicamente que no meio de tanto entusiasmo e euforia metade das palavras foi à vida, mas é um espanto a entoação, a emoção e o envolvimento que ele entrega à história. Aliás, ele tem vindo a dominar as sessões de terapia... já que só quer falar, perguntar, brincar com todos os estímulos positivos que existem naquela sala...
Expressões dele que quero aqui guardar:
"Oh mãe, tu estás tooooooooooooonta!"
"Às vezes tu enganaste nestas coisas..."
"A hipótese estava errada?"
"Aquele conjunto de casas é o Paim"
"Mãe, naquele sinal castanho diz Paim, vira à direita mãe"
"Mãe, só podes carregar uma vez no comando senão o portão fica avariado, ok mãe?"
"Mãe, a minha barriga está grande. Eu sou o lobo? Eu comi o pato?" lol
"Mãe já posso virar a página? É nesta folha essa parte da música..."
Expressões:
"Ah, tá bem..."
"Ta bém????? Tá????"
"Ahhhhhh, muito bem..."
"Oh pá, tu enganaste-te" ;-)
P.s - Um ou outro pormenor que considero lindo/os:
Faz os diálogos completos das histórias. Ou seja, imita uma personagem e no segundo depois transforma-se noutra. Exemplo: "Pedro, não podes ir prá floresta, porque tem lá um enorme lobo cinzento..." - "ah, está bem, fico aqui no jardim a brincar com o amigo pássaro".
Ele acha, muitas vezes, durante o seu dia ou em grande parte do seu dia, que é uma personagem dos livros. Normalmente é o lobo ou o lenhador... aliás, tem fascino e admiração (e algum respeitinho...) pelo LOBO!
P.s 2 - Nas expressões do G, que em cima menciono, é necessário trocar alguns (só alguns) S´s, V´s e F´s pelo X... ;-). Tirando isso... e mesmo com isso... ele é o máximo! ;-)

1 comentário:

  1. Que bom que a terapia está a correr muito bem, e obrigada por partilhares connosco estas informações

    A Matilde tem a mesma expressão " Oh mãe, tu estás toonta!!!" hehehehe adorei

    Beijinhos

    ResponderEliminar