quinta-feira, 3 de março de 2011

Estreia

Até ontem nunca tivemos nenhuma queixa de agressão, por iniciativa do Gui. Mas como em tudo há uma primeira vez, parece que o nosso pequeno homenzinho quis fazer a sua estreia ontem. Na creche, ao ver um amigo com um dos seus brinquedos favoritos (uma couve-flor de borracha), impôs a sua vontade à força, sem antes pedir... e bateu no pequenos S. Quando me contaram fiquei muito surpreendida não só por ter sido ele a iniciar a atitude, mas também pela forma como o fez. Fez sangue. Conversei com ele, de imediato, na escola e depois no carro. A solução que ele encontrou para se desculpar foi pedindo-me que comprássemos um chocolate ao S. "Pa num doe-le mais e pa ficá bom da boca". Concordei. Fomos às compras e de uma gama interminável de chocolates escolheu um tubo de pintarolas com o Noddy em 3D. Pronto, ele lá sabe.
.
Em casa educamo-lo de forma a nunca ser agressivo, mas sabendo como ele é frágil e emotivo, como se ofende por pouco e se encosta de lado quando se impõem, tentamos dizer-lhe que pode manifestar-se mais, impor as suas vontades e defender-se mais. Parece, então, que levou à letra o que lhe dissemos. Bom, não no sentido literal, senão não teria batido nem iniciado a briga.
.
Na escola ficou de castigo. Achei muito bem. Acabou por pedir desculpa à A.P. por ter feito uma gritaria de todo o tamanho quando o brinquedo não lhe foi entregue, por ter esperneado, por ter gritado sem ouvir ninguém e por ter acordado dois amigos na hora da sesta, mas não pediu ao seu amiguinho.
.
Nós, continuamos à procura de jardim de infância, apesar de já termos vaga garantida num deles. É que algumas referências não são as melhores. Ontem fui visitar as instalações de um e saber em concreto que tipo de condições físicas e humanas podem garantir. Fiquei mais satisfeita, mais ainda quando, à saída, encontrei uma colega de trabalho que me garantiu sucesso e qualidade (afectos... que é o que pretendo acima de qualquer coisa...). Veremos.

1 comentário:

  1. Às vezes há com cada coisa...o Tomás tb de vez em quando lembra-se de cada uma e anda à batatada, até assusta..mas é como o gui, deixa-se fazer, e então dizemos sempre para ele se defender mas às vezes é demais..

    ResponderEliminar